1633

Eunápolis

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Eunápolis

Prefeitura de Eunápolis disponibiliza inserção de DIU para mulheres nas UBSs

Fonte: Ascom - Prefeitura de Eunápolis
16/09/2022 às 14h10

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Eunápolis segue disponibilizando para as eunapolitanas a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo eficaz que auxilia no planejamento familiar. O dispositivo, que é de cobre, possui duração de 10 anos, gerando comodidade para as mulheres. 

As mulheres em idade fértil que tiverem interesse na realização do procedimento devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima das suas casas, portando documento de identificação com foto e cartão do SUS. Antes de serem direcionadas ao serviço, as beneficiadas serão submetidas a consulta de enfermagem e exames, todos disponíveis no serviço público municipal.

Na cidade existem cinco UBSs que realizam a inserção do DIU: Rosa Neto, Valdenor Cordeiro (Alecrim II), Lourdes Seixas (Santa Lúcia), Dinah Borges e Raimundo Fernandes (Pequi).

De acordo com o secretário de Saúde, David de Sousa, “realizar o planejamento familiar é de extrema relevância, é através dele que as pessoas conseguirão prevenir uma gravidez indesejada e entender a importância do uso de métodos contraceptivos e qual é o mais indicado”, salientou. 

Outros dispositivos de contracepção também estão disponíveis nas UBSs, como anticoncepcionais de uso oral e injetável, além da disponibilização de preservativos masculinos e femininos, o único método capaz de prevenir a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis.

O DIU pode ser retirado no momento em que a mulher desejar, permitindo que ela retorne à sua capacidade de engravidar.